01 fev 2018
Umidificador e desumidificador são dois equipamentos completamente diferentes, apesar de visarem um ponto em comum, qual seja, estabilizar a umidade relativa do ar entre 40% e 70%. Esses são os níveis aceitáveis pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
O umidificador age no ambiente seco e tem por função aumentar a umidade do ar. Isso é feito comumente pelo processo de vaporização. É necessário estabelecer um controle sobre esse processo, a fim de se evitar acúmulo de umidade que pode resultar na proliferação de bactérias e profusão de mofo e bolor, dentre outros malefícios.
A função do umidificador de ar é climatizar o ambiente através da circulação do ar e da evaporação da água, ajudando a amenizar o calor e a umidificar o ar. Este aparelho não tem a função de ar condicionado, ele apenas ameniza a temperatura em alguns graus centígrados.
O desumidificador é um equipamento que tem como função principal controlar a umidade do ar, mas certamente faz mais que isso. Dispondo de filtros, ao controlar a umidade do ar, acaba impedindo a proliferação de microrganismos como fungos, bactérias e ácaros. O mais importante, certamente, é o bem-estar e o que ele também representa em saúde, mas existe ainda um outro lado. A ação dos fungos, principalmente, pode resultar em perdas materiais. Móveis, livros, quadros, fotos e até equipamentos eletroeletrônicos, dentre outros, podem fazer parte da gama de produtos que podem ser danificados pela ação de fungos. O desumidificador é ferramenta importante no combate à ação deles.
Onde utilizar um desumidificador?
Um desumidificador pode ser utilizado em qualquer local onde haja excesso de umidade. No litoral e próximo a florestas tropicais geralmente há excesso de umidade. Mas a umidade é comum também em residências, lavanderias, closets, bancos, museus, bibliotecas, hospitais, hotéis, motéis, indústrias e muitos outros ambientes sociais.