28 nov 2017
A fabricação de extintores de incêndio obedece a princípios rigorosos, dada a sua finalidade que é de controlar e impedir a propagação das chamas em qualquer tipo de ambiente. No caso dos extintores de pó químico, as exigências na fabricação são ainda maiores: a temperatura ambiente deve oscilar entre 18° C e 30° C e a umidade relativa do ar deve ser de no máximo 55%.
No caso do pó ABC e BC as cabines de pó devem ser individualizadas contendo um equipamento desumidificador de ar em cada uma, para que não haja empedramento do material.
É muito comum, que extintores à base de pó químico sejam utilizados tanto nos casos de fogo em líquidos inflamáveis, quanto em instalações elétricas. A questão é tão séria que o Inmetro baixou a Portaria 005/2011 que exige o uso de desumidificadores em cabine de pó.
Esse controle na produção se faz necessário em todo o processo, desde a estocagem dos agentes químicos até o envasamento dos cilindros. Fortes aliados na eliminação da umidade, os Desumidificadores Desidrat perfilam em sua linha industrial soluções que certamente se encaixam na necessidade de cada fabricante.