12 abr 2018
Câmeras fotográficas são sensíveis, frágeis e merecem alguns cuidados especiais para que sua vida útil seja prolongada.
Uma das principais preocupações dos fotógrafos é o surgimento de fungos nas lentes das máquinas fotográficas, pois esses seres podem interferir nas fotos feitas com a lente afetada.
Mas a pergunta é: como eles chegam às lentes? Vamos explicar! Os fungos precisam de um local úmido e com alimento para sobreviverem. Se o equipamento estiver guardado em local sem controle de umidade, será um ambiente perfeito para a sobrevivência deles. Se neste local houver fácil acesso à poeira ou sujeira, será a comida preferida desses seres.
É possível evitar a proliferação dos fungos, com algumas dicas simples e procedimentos práticos, que vão garantir bons cliques da câmera fotográfica por anos.
– Não deixe a lente em contato com materiais orgânicos: como poeira, estantes de madeira, casacos de couro, etc. Uma estante fechada de vidro é a mais indicada;
– Quanto mais uso, melhor – A forma de manter as lentes livre de fungos é usá-las;
– É recomendável dar um banho de luz nas lentes de tempo em tempo;
– Os raios UV emitidos no espectro de luz tem ótima ação germicida e ajudam a matar os fungos;
– Faça uma limpeza das objetivas com Lenspen, flanela e bombinha Fuc Fuc. O primeiro passo é soprar com a bombinha fuc fuc para tirar a maioria dos grãos de poeira. Depois passar levemente uma flanela seca em movimentos do meio para as extremidades da lente. No caso de marcas de dedos e gordura, o ideal é usar a lenspen que vem com uma das pontas um acessório impregnado com grafite em pó não abrasivo, que tem propriedade de absorver a gordura e finalizar a limpeza com a bombinha.
– Controle a umidade: umidade demais dá lugar aos fungos e umidade de menos estraga sua lente. Com um desumidificador de ar, você controla a umidade do ambiente no nível ideal e previne além dos equipamentos fotográficos, os bens do ambiente;
Gostou dessa dica? Saiba mais sobre os benefícios do desumidificador de ar para Estúdios Fotográficos.