28 maio 2018
O Brasil está entre os países com maior população de animais de estimação, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Como parte das famílias brasileiras, os pets ganham cada vez mais produtos e serviços para o bem-estar, higiene e alimentação. Um dos serviços mais utilizados é o banho e tosa, que deve ser realizado em um local de confiança, em um ambiente agradável e acolhedor para o animal.
Mas a grande pergunta é: Como saber se o estabelecimento é de confiança?
Alguns detalhes são fundamentais na hora da decisão e devem ser observados para a melhor escolha do pet shop. Vamos às dicas:
– Procure o registro do estabelecimento no Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois todo pet-shop deve possuir um veterinário responsável;
– Repare se é um local recomendado e se há toalhas limpas e esterilizadas;
– Ambiente climatizado e ventilado: Devido ao excesso de umidade, pode ocorrer proliferação de fungos, bactérias e ácaros podendo resultar em doenças graves ao seu melhor amigo. Devido à grande rotatividade de animais no ambiente de banho e tosa, é necessário que o local seja limpo frequentemente, pois se um animal estiver contaminado, pode passar aos demais. Além disso, a excessiva umidade na pele do animal após o banho e no ambiente, podem resultar na sobrevivência de ovos de pulgas e carrapatos. Aqui o emprego de um desumidificador de ar no ambiente é ideal para prevenir as doenças causadas por fungos e principalmente para oferecer qualidade de ar ao animal. Devido ao uso frequente de secador, esses ambientes são extremamente úmidos e quentes. Caso o animal esteja com a imunidade baixa, ele pode facilmente contrair doenças respiratórias, como bronquite, pneumonia, asma, entre outras. Animais de pequeno porte e de raças com o nariz achatado são os mais atingidos por essas doenças.
– Portas de segurança: Geralmente esse tipo de problema acontece quando o animal é deixado no estabelecimento e as portas de segurança evitam que o animal fuja;
– É recomendável que o pet-shop questione ao dono se o animal possui algum tipo de alergia, assim o profissional saberá quais produtos utilizar e quais não utilizar;
– Outra dica é ficar de olho no comportamento do seu amigo na volta para casa. Quando notar que o animal chega muito estressado ou não gosta do local aonde vai, procure outro estabelecimento onde ele se sinta melhor.
– Pesquise sobre o pet shop em sites, redes sociais e peça referências aos clientes do estabelecimento ou até mesmo indicações.
Com essas dicas você poderá encontrar um bom local para seu melhor amigo!
Gostou dessa dica? Saiba mais sobre os benefícios do desumidificador de ar em Pet Shop